Breve história do comércio

Em toda a história civilizada o homem sempre produziu sua subsistência e posteriormente um excedente, com a finalidade de trocar ou vender. Essa relação demonstra claramente uma negociação comercial, o comércio.

A palavra comércio significa ato de negociar, vender, revender, comprar algo, em síntese são todas as relações de negócios, o comércio é uma relação social que é singular ao homem.

As relações comerciais foram praticadas pelas sociedades mais primitivas apesar de não haver mercadorias propriamente dita e mesmo vivendo da coleta e da caça ainda assim essas realizavam negociações comerciais, a troca, que foi por muito tempo a única forma de realização do comércio.

No decorrer do tempo o homem promoveu uma série de evoluções, dentre essas estavam a criação de mecanismos comerciais para facilitar o fluxo de mercadorias e um melhor entendimento nesse sentido, então foram produzidas as moedas, bancos, as financeiras, bolsas de valores entre outras.

O comércio exerceu uma colaboração muito importante nas sociedades, no desenvolvimento de novas tecnologias, técnicas e principalmente na responsabilidade de implantação de infra-estrutura como estradas, ferrovias, portos, pontes, com a intenção de facilitar o fluxo de mercadorias em nível planetário, até resultar no processo de globalização.

Fonte: Eduardo de Freitas

 

Informações e Curiosidades

 Você sabia que o comércio existe desde a época das cavernas?

É isso mesmo. Mas naquele tempo, ele era feito através de trocas. Só mais tarde é que foram inventadas as moedas.

A primeira moeda não foi de metal, como você conhece não. Antes desta, usou-se o sal como referência de valor. Depois as conchas, até chegar na moeda que conhecemos.

A partir daí, o comércio se expandiu. Os mascates e ambulantes levavam produtos de um lugar ao outro, isso já na Idade Média.

Depois, eles se fixaram, fizeram feiras livres. Depois de muitos séculos, chegamos ao tempo dos shopping centers e dos cartões de crédito.

Pois é, e á medida que o comércio crescia, maior era também o número de pessoas no mundo, a necessidade de novos produtos, novas tecnologias…

Esse conjunto de pessoas e necessidades é a base do comércio hoje. É o Mercado Consumidor.

O comércio hoje conta com várias modalidades de venda. Venda interna, externa e á distância. A primeira é feita na loja.

A venda externa é aquela que acontece ali, na casa do cliente. É o porta a porta.

Já a venda a distância é aquela feita via internet, telefone, fax ou reembolso postal. É um tipo de venda que vem crescendo bastante, por oferecer maior conforto aos clientes.

Fonte: Senac

Compartilhe nas Redes Sociais